Friday 19 July 2013

O Baile por Nuno Duarte e Joana Afonso

Fiquei interessado nesta BD pela sua ilustração e a leitura mostrou-me que a minha primeira impressão foi certeira.
O Baile é uma história de horror em que um inspector da PIDE se vê a braços com zombies, como a capa já dá a entender. O argumento de Nuno Duarte é simples, sem especiais erros a apontar mas igualmente sem nada a destacar. As personagens não têm tempo de ser exploradas mais do que superficialmente e até a personagem principal passa a história a ser empurrado pelo enredo até ao final. O próprio não é especialmente original, sendo no fundo mais uma versão das histórias de bruxaria em que o culpado, lembrando os policiais, é revelado num clímax final.
Por outro lado, o desenho de Joana Afonso é a jóia deste livro. Com um traço diferente do habitual, a autora tem uma excelente capacidade de contar a história por imagens, como compete a um ilustrador em banda-desenhada. As cores que complementam o desenho estão adequadas à historia e ao contexto proposto.
Sendo assim, um livro a que vale a pena dar uma oportunidade essencialmente pela arte gráfica, com uma história que entretém sem surpreender. Estarei atento a novos trabalhos de Joana Afonso.

No comments:

Post a Comment